logo Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

FAPESP anuncia novo ciclo para seleção de CEPIDs



A FAPESP anuncia o segundo ciclo de submissão de propostas no terceiro edital do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

O novo ciclo é voltado para a grande área de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração. As pré-propostas de centros serão recebidas até 7 de novembro de 2022. As propostas selecionadas deverão ser reapresentadas de forma completa até 17 de maio de 2023.

Iniciado em 1998, o programa CEPID tem como objetivo financiar, por um período de até 11 anos, a constituição de centros de pesquisa de classe mundial, comprometidos com o desenvolvimento de pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de tecnologia e a difusão de conhecimento para a sociedade.

No primeiro edital, em 1998, foram selecionadas propostas de criação de 10 CEPIDs e, no segundo, em 2011, 17. No edital atual, serão constituídos 18 Centros, a serem escolhidos entre 2021 e 2026, em seis ciclos de apresentação de propostas, divididos por área de conhecimento.

No primeiro ciclo, em 2021, foram submetidas propostas para CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Serão ainda submetidas propostas de CEPIDs nas áreas de Ciência Exatas e da Terra e Engenharias (2023 e 2025) e outros nas áreas de Ciência da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária (2024 e 2026).

Ao longo dos 11 anos de financiamento, cada CEPID contará com até R$ 8 milhões anuais nos primeiros cinco anos – num total de até R$ 40 milhões no período.

A nova chamada para centros em Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração está publicada em: https://fapesp.br/15581.