BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP
CTC Na Mídia: notícias sobre o centro
O Centro de Terapia Celular (CTC) tem foco na pesquisa básica e aplicada em células-tronco e um programa multidisciplinar que estuda as características moleculares, celulares e biológicas de células normais e patológicas e avalia seu potencial uso terapêutico. O objetivo é gerar linhagens brasileiras a serem utilizadas em estudos pré-clínicos, investigar os mecanismos envolvidos no estado de pluripotência, assim como em doenças como diceratose congênita, anemia de Faconi, hemofilia A e doença de Parkinson.
Pesquisadores do CTC, em parceria com cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, conseguiram, por exemplo, transformar células da pele de portadores de uma mutação genética causadora de anemia aplástica em células-tronco pluripotentes, semelhantes às embrionárias.
Desenvolveram também uma plataforma de produção do fator VIII recombinante, já patenteada no United States Patent and Trademark Office (USPTO).
O Centro, constituído desde o primeiro edital do programa, tem um projeto sólido de transferência de tecnologia centrado na melhoria da saúde pública e conta com um programa de educação de ciências.
11/10/2019
Paciente com linfoma avançado e refratário à quimioterapia foi atendido em Ribeirão Preto por pesquisadores do Centro de Terapia Celular, um CEPID apoiado pela FAPESP; técnica conhecida como terapia de células CAR-T foi usada pela primeira vez na América Latina
19/08/2019
Grupo do Centro de Terapia Celular – um CEPID da FAPESP – identificou moléculas de RNAs envolvidas na manutenção da pluripotência e na diferenciação celular; descoberta possibilita criação de drogas capazes de fazer as CTEs regredirem ao estágio mais inicial de desenvolvimento